Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/580
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Perfil de adesão dos pacientes que fazem uso de terapia antirretroviral no serviço de atendimento especializado do município de São Vicente - SP
metadata.dc.creator: Castro, Carolina Durães de
metadata.dc.contributor.advisor1: Caseiro, Marcos Montani
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa, Sergio Olavo Pinto da
metadata.dc.description.resumo: A adesão ao tratamento antirretroviral é atualmente um dos pontos de maior impacto na melhoria da qualidade de vida das pessoas com HIV/AIDS. Objetivos: O objetivo principal desse trabalho Traçar um perfil dos pacientes que fazem uso da terapia antirretroviral, do ponto de vista de retirada de medicamentos na farmácia, além de verificar a eficácia segundo evolução de células CD4+ e carga viral e atraso na retirada da medicação.Metodologia: O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do município de São Vicente SP localiza-se na Rua José Bonifácio nº 105, no centro. O local possui consultórios médicos, recepção, farmácia, hospital dia, onde são prestados diversos serviços diariamente. Foram utilizados dois locais da instalação: a farmácia, onde ficam os prontuários de retiradas de medicamento, e a recepção, onde se encontram os prontuários médicos dos pacientes, para a análise dos demais dados. Foram coletados dados das fichas de medicamentos presentes na farmácia e nos prontuários médicos. Foram incluídos pacientes que utilizam terapia antirretroviral há pelo menos seis meses, maiores de 18 anos e que retiraram medicamento pelo menos uma vez no ano de 2010. Foram analisados os seguintes dados sócio-demográficos: faixa etária, sexo, raça, grau de escolaridade, município e estado de nascimento e município de residência. Dados clínicos como contagem de linfócitos T CD4+, valores de carga viral, esquemas de terapia utilizados durante o decorrer do tratamento e datas de retiradas dos medicamentos e dos exames laboratoriais citados também foram coletados. A coleta de dados foi realizada de forma manual, através de visitas diárias ao SAE durante um período de 06 meses (junho a novembro de 2010). Inicialmente os dados foram colocados em um Banco de Dados com todas as variáveis estudadas e para isso foi utilizado o Programa Epi Info, Versão 3.5.1 de 13 de agosto de 2008. Posteriormente para análise estatística dos dados coletados foi utilizado o programa estatístico SPSS 18 para Windows (Statistical Package for the Social Sciences Inc, Chicago, IL, USA). Resultados: Dos 573 prontuários analisados, 60,2% são do sexo masculino, com idade média de 46 anos. Quanto a raça, 46,60% dos 573 referem-se como pardo, 39,4% possuem de 8 a 11 anos de estudo e 89,5% são residentes de São Vicente. A terapia mais utilizada atualmente é BIO+EFZ, e as terapias com RTV são as quais os pacientes mais atrasam na retirada. A terapia BIO+NVP permite que a carga viral fique indetectável por mais tempo. Conclusão: Em nosso estudo, pelo menos no que se refere ao serviço analisado, mostrou que algumas variáveis como sexo e escolaridade estão relacionadas a maior ou menor rigor na retirada dos medicamentos. Talvez isto possa contribuir para se trabalhar adesão em grupos mais específicos. Obviamente a reprodutividade destes dados deverá ser observada em outros estudos e em outras localidades.
Keywords: HIV
AIDS
antirretroviral
adesão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
metadata.dc.publisher.initials: Católica de Santos
metadata.dc.publisher.department: Saúde Coletiva
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde Coletiva
Citation: CASTRO, Carolina Durães de. Perfil de adesão dos pacientes que fazem uso de terapia antirretroviral no serviço de atendimento especializado do município de São Vicente - SP. 2011. 79 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/580
Issue Date: 1-Apr-2011
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Coletiva

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carolina.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.