Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/556
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Investigação dos efeitos adversos provocados pelos esteroides anabolizantes e suas impurezas de metais pesados, na saúde dos consumidores
metadata.dc.creator: Lucena, Rogerio Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: Geraldo, Luiz Paulo
metadata.dc.description.resumo: O uso indiscriminado de esteróides anabólicos androgênicos (EAA) de base sintética tem gerado conseqüências fisiológicas danosas, e muitas vezes letais para os usuários. Unindo-se a hipótese da existência de contaminação por metais pesados no processo de fabricação destas substâncias sintéticas os riscos tornam-se potencialmente maiores. Esta revisão não sistemática teve como objetivo principal verificar os efeitos adversos provocados pelos esteróides anabolizantes sintéticos (EAA), e suas possíveis impurezas de metais pesados, na saúde dos consumidores destas drogas injetáveis. Observou-se que os agravos mais importantes à saúde dos consumidores de EAA têm como alvo o sistema nervoso, sistema cardiovascular, fígado e rins, órgãos estes, também afetados pela ingestão de metais pesados, potencializando, portanto, os seus efeitos. Em uma simulação conservadora para o consumo do Decanoato de Nandrolona, em doses suprafisiológicas (100 vezes a recomendada) e considerando impurezas da ordem de 1ppm de Cd, 1ppm Pb, 0,5ppm de Hg e 5ppm de As, a contribuição percentual para o valor provisório de ingestão diária tolerável (PTDI) destes metais seria em torno de 8,4%, 2,3%, 18,1% e 19,5% respectivamente.
Keywords: esteróides anabolizantes
decanoato de nandrolona
metais pesados
dopagem.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
metadata.dc.publisher.initials: Católica de Santos
metadata.dc.publisher.department: Saúde Coletiva
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Saúde Coletiva
Citation: LUCENA, Rogerio Rocha. Investigação dos efeitos adversos provocados pelos esteroides anabolizantes e suas impurezas de metais pesados, na saúde dos consumidores. 2009. 51 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/556
Issue Date: 10-Dec-2009
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Coletiva

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rogerio Rocha Lucena.pdf363,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.