Please use this identifier to cite or link to this item: http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/536
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados
metadata.dc.creator: Barros, Alexandre Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Serralvo, Francisco Antonio
metadata.dc.description.resumo: Os pequenos e médios supermercados são um importante segmento da economia brasileira e da região da Baixada Santista, com grande importância no desenvolvimento regional na criação de empregos diretos e indiretos, mas especificamente nesta região é pouco tratado pelos estudos acadêmicos. Esta dissertação analisa como estas organizações podem colaborar para a manutenção e a sobrevivência dos pequenos supermercados, ao estudar o caso de uma experiência regional na Baixada Santista, a Rede Litoral, na sua forma de operacionalizar e desenvolver atividades. Neste sentido, identifica-se nas Centrais de Negócios um instrumento importante de competitividade para os supermercados independentes, por meio da economia de escala e escopo que proporciona, podendo ser aplicada nas diversas atividades de sua cadeia de valor e podendo transformar-se em fonte de vantagem competitiva, além de superar suas limitações individuais para o seu pleno desenvolvimento. A dissertação desenvolve os principais conceitos ligados às Centrais de Negócios, identificando o varejo e suas particularidades, o setor supermercadista e seu histórico, a competitividade no setor e o desenvolvimento do associativismo entre empresas, que resultou na criação das Centrais de Negócios e aborda os fatores de competitividade por meio da análise da estrutura do setor e do desenvolvimento da cadeia de valor. A conclusão discute os resultados da pesquisa com os associados sobre a sua competitividade no mercado com a participação na Rede Litoral e indicam as principais atividades que agregam valor na Central de Negócios.
Keywords: varejo
redes de empresas
central de negócios
supermercados
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
metadata.dc.publisher.initials: Católica de Santos
metadata.dc.publisher.department: Organização e gestão
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Gestão de Negócios
Citation: BARROS, Alexandre Silva de. As centrais de negócios como alternativa de estratégia competitiva dos pequenos e médios supermercados : estudo de caso da rede litoral de supermercados. 2007. 203 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/536
Issue Date: 28-May-2007
Appears in Collections:Mestrado em Gestão de Negócios

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alexandre Silva de Barros.pdf970,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.