Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/527
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Da organização vertical para a organização horizontal : aspectos da transição empressarial, tendo em vista um sistema ERP como elemento facilitador
metadata.dc.creator: Monteiro, Jamir Mendes
metadata.dc.contributor.advisor1: Sordi, José Osvaldo De
metadata.dc.description.resumo: Este estudo exploratório tem por objetivo estudar a transição de organizações orientadas por funções, ou seja, aquelas com estrutura administrativa verticalizada, para organizações orientadas por processos de negócios (estrutura horizontal), utilizando um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) como elemento facilitador. Através de um Estudo de Caso procura evidências que possam atender à seguinte pergunta de partida: a submissão dos processos operacionais (Comercial, Suprimento, Financeiro e Operacional) a um Sistema ERP facilita o trabalho de transição de uma organização vertical para uma orientação a processos de negócios? Procurando atender a esses requisitos, a pesquisa foi conduzida em três etapas: na primeira, um amplo levantamento foi conduzido no sentido de atestar a submissão dos principais processos de negócios (Comercial, Suprimento, Financeiro e Operacional) ao Sistema ERP, em uso na organização, desde julho de 2002; na segunda etapa, foi priorizada a revisão da literatura acadêmica sobre o assunto e a coleta de dados secundários (documentos internos da empresa, normas e documentos de controle, fluxo de informações e organograma funcional), culminando com a organização da Matriz de Coerência que integra os objetivos do estudo com as hipóteses formuladas e o desenvolvimento das Questões a Responder; por fim, a última etapa foi reservada para a observação do processo de ajuste da gestão tática da empresa aos procedimentos operacionais, no sentido de procurar evidências que respondessem as Questões a Responder da Matriz de Coerência, confirmando ou não as hipóteses formuladas. Os resultados demonstraram que a utilização de um Sistema ERP (Enterprise Resource Planning) pode facilitar a transição de uma organização, da gestão funcional (verticalizada) para uma gestão orientada a processos de negócios (horizontalizada), a despeito da forte reação às mudanças impostas pelo Sistema, por parte dos integrantes da média-gerência, os principais perdedores no decorrer do processo de mudança.
Keywords: organização horizontal
gestão por processos de negócios
sistema erp
administração de empresas.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
metadata.dc.publisher.initials: Católica de Santos
metadata.dc.publisher.department: Organização e gestão
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Gestão de Negócios
Citation: MONTEIRO, Jamir Mendes. Da organização vertical para a organização horizontal : aspectos da transição empressarial, tendo em vista um sistema ERP como elemento facilitador. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/527
Issue Date: 31-Mar-2006
Appears in Collections:Mestrado em Gestão de Negócios

Files in This Item:
File SizeFormat 
jamir mendes monteiro.pdf610,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.