Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/520
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Gestão ambiental portuária : estudo de conflito sócio-ambiental
metadata.dc.creator: Mossini, Euzébio
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, Icaro Aronovich da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho acadêmico compreende um olhar crítico para as questões ambientais mais prementes na atualidade, em conexão com os princípios da sustentabilidade dos empreendimentos empresariais. Há uma ênfase intencional sobre os assuntos relacionados com os portos e as cidades, em decorrência dos impactos ambientais inerentes a esse tipo de atividade. A necessidade da elaboração de uma Agenda Ambiental Portuária e a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental para cada porto é abordada e encarecida. Um foco de atenção foi voltado para a possibilidade de eclodirem conflitos sócio-ambientais entre um porto e a cidade que dele se avizinha, dada a interferência entre as atividades com finalidades diferenciadas e realizadas no mesmo território. Foi feito um estudo exploratório de um conflito sócio-ambiental real, ocorrido no Porto de Santos em 2004, causado pelo odor desagradável exalado por milhares de toneladas de pellets de polpa cítrica, que entraram em combustão espontânea quando estavam armazenados, esperando o embarque para a exportação. Finalmente, há uma discussão, voltada para as circunstâncias que deram origem a esse episódio e a abordagem que foi feita pelos atores envolvidos, visando sanar os efeitos imediatos e evitar a repetição das causas dessa crise entre a empresa exportadora e os habitantes dos bairros da Cidade de Santos, próximos ao Porto. Finalmente, foi sugerida a composição de um cenário e a escolha de uma metodologia para o tratamento desse conflito específico, no momento atual e no futuro.
Keywords: sustentabilidade
porto
cidade
conflito
negociação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO::ADEQUACAO AMBIENTAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
metadata.dc.publisher.initials: Católica de Santos
metadata.dc.publisher.department: Organização e gestão
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Gestão de Negócios
Citation: MOSSINI, Euzébio. Gestão ambiental portuária : estudo de conflito sócio-ambiental. 2006. 165 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/520
Issue Date: 24-Feb-2006
Appears in Collections:Mestrado em Gestão de Negócios

Files in This Item:
File SizeFormat 
eusebio mossini.pdf3,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.