Please use this identifier to cite or link to this item: http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/493
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A influência dos eventos esportivos no posicionamento competitivo de uma universidade particular : estudo de caso UNISANTA
metadata.dc.creator: Teixeira, Mohamd
metadata.dc.contributor.advisor1: Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação investigou sobre o posicionamento competitivo em Universidades particulares. Nos últimos anos, estas instituições passaram a ser percebidas enquanto negócio lucrativo, surgindo uma tendência de grandes investimentos, onde o ensino superior privado passou a ter maior competição. O esporte necessita dos conhecimentos teóricos oriundos da gestão de negócios à medida que vem ganhando destaque, tendo seu espaço cada vez maior no mercado e atraindo o consumidor. A abordagem que tem sido evidenciada em torno do esporte em instituições educacionais é a responsabilidade social, e o meio adotado são os eventos esportivos. Assim, questionou-se: Os eventos esportivos constituem estratégia de posicionamento competitivo para o processo decisório na opção de cursar uma Universidade particular e quais os elementos relacionados ao esporte influenciam a atração dos alunos pela Universidade Santa Cecília? O objetivo foi investigar a influência dos eventos esportivos como estratégia de posicionamento competitivo da Universidade Santa Cecília, no município de Santos-SP, uma Universidade particular, na busca por maior atração juntos a novos e atuais alunos. Foi realizado um estudo de caso qualitativo na Universidade Santa Cecília com pesquisa de campo. Para a realização da pesquisa de campo, optou-se pela documental e observação participante, seguidas por uma pesquisa focus group (grupo focal). Foram realizados oito grupos focais com alunos de todos os cursos de graduação. No setor de Exatas, foram realizados três grupos focais. Na área de Biológicas, foram realizados dois grupos focais e na área de Humanas foram realizados três grupos focais, tendo em vista a quantidade de alunos em cada área. Cada grupo conteve de sete a nove alunos, seguindo uma amostra probabilística estratificada por processo aleatório de seleção dos sujeitos. Com a pesquisa, observou-se que o elemento de posicionamento competitivo não é o evento esportivo, mas o esporte. O evento esportivo é um meio de divulgação, uma estratégia de marketing compatível com a atividade esportiva, mas não constitui como elemento central para a lembrança da marca nem para atratividade dos alunos, além disso, não influencia na decisão. Outro aspecto enfatizado é a necessidade de criação de indicadores que mensurem os resultados dos eventos esportivos, sejam em retorno por satisfação dos alunos, procura pelos cursos, imagem, dentre outros fatores que podem influenciar a decisão pela instituição, sendo sugerido um estudo em que se trabalhem correlações.
Keywords: posicionamento competitivo
eventos esportivos
universidade
marketing
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
metadata.dc.publisher.initials: Católica de Santos
metadata.dc.publisher.department: Organização e gestão
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Gestão de Negócios
Citation: TEIXEIRA, Mohamd. A influência dos eventos esportivos no posicionamento competitivo de uma universidade particular : estudo de caso UNISANTA. 2010. 80 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/493
Issue Date: 29-Apr-2010
Appears in Collections:Mestrado em Gestão de Negócios

Files in This Item:
File SizeFormat 
MOHAMAD TEIXEIRA.pdf356,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.