Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/486
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A contribuição de relatórios de sustentabilidade para análise do departamento socio-ambiental : um estudo de empresas do setor de energia elétrica
metadata.dc.creator: Grijo, Rogério Nahas
metadata.dc.contributor.advisor1: Borger, Fernanda Gabriela
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, Icaro Aronovich da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar as formas com que as organizações do setor elétrico brasileiro prestam contas aos stakeholders, quais indicadores são prioritariamente evidenciados, e como o desempenho sócio-ambiental e o processo de prestação de contas vêm evoluindo. Entende-se que os indicadores determinam o que as empresas mostram em relação a sua atuação sustentável e socialmente responsável. A partir de critérios pré-definidos por instituições governamentais e não governamentais, estipulam-se parâmetros de análise e princípios com a finalidade de avaliar o desempenho sócio-ambiental das empresas, posteriormente classificam-nas como empresas preocupadas com o meio ambiente e a sociedade, ou não. Trata-se de um estudo de caso (multi-caso), sendo que primeira parte do trabalho será apresentada uma revisão bibliográfica sobre os temas: Responsabilidade Social Corporativa; Desenvolvimento Sustentável; Ferramentas e Instrumentos para medir indicadores sócio-ambientais e contextualização do Setor Elétrico Brasileiro. Na segunda parte, foi realizado estudo de caso propriamente dito na amostra de empresas escolhidas demonstrando os instrumentos que estas utilizam para divulgar os seus indicadores sócioambientais. Na seqüência o pesquisador buscou traçar um mapa dos tipos de evidenciação e definiu um padrão dos tipos mais comuns. A partir deste mapa, foram definidos indicadores sócio-ambientais para a análise das empresas. Esta analise baseou-se em série histórica, das medidas dos indicadores das empresas, verificando melhora ou piora na performance sócioambiental. Pela pesquisa, foi possível concluir que as empresas valorizam o GRI enquanto conjunto de indicadores que mostram a ênfase no tripé meio ambiente, economia e sociedade.
Keywords: responsabilidade social corporativa
sustentabilidade
gestão sócioambiental
setor de energia elétrica.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
metadata.dc.publisher.initials: Católica de Santos
metadata.dc.publisher.department: Organização e gestão
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Gestão de Negócios
Citation: GRIJO, Rogério Nahas. A contribuição de relatórios de sustentabilidade para análise do departamento socio-ambiental : um estudo de empresas do setor de energia elétrica. 2010. 194 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/486
Issue Date: 13-May-2010
Appears in Collections:Mestrado em Gestão de Negócios

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rogerio Nahas.pdf1,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.