Please use this identifier to cite or link to this item: http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/449
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O processo de internacionalização da carne bovina brasileira sob a ótica do empreendedorismo internacional : estudo de caso com o idependência S.A.
metadata.dc.creator: Jesus, Marco Antonio Sampaio de
metadata.dc.contributor.advisor1: João, Belmiro do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Junqueira, Luciano Antonio Prates
metadata.dc.description.resumo: A abertura de mercado promovida pelo governo brasileiro no início dos anos 1990, associada às políticas econômicas, estimularam diversos setores nacionais a olharem para fora , adequando e modernizando seus produtos e processos a uma nova realidade competitiva já que teriam que enfrentar empresas com atuação global. Nesse contexto, a indústria brasileira de carne bovina também passou por transformações e sua internacionalização é uma realidade que contribui para a obtenção de saldos positivos na balança comercial e no comércio internacional. Em termos mundiais, o país detém o maior rebanho comercial e vem se consolidando como maior exportador desse produto, posição alcançada em 2004. Apesar disso, os Investimentos Diretos no Estrangeiro representam uma escolha estratégica de poucos frigoríficos, e a modalidade de exportação ainda é a mais utilizada por essa indústria brasileira. A partir de um estudo de caso único, este trabalho aplica a tipologia desenvolvida por um importante autor de estudos voltados ao empreendedorismo internacional para identificar em qual perfil de internacionalização se enquadra o tomador de decisões (denominado neste trabalho como empreendedor) diretamente envolvido nas decisões estratégicas de um expressivo frigorífico brasileiro que adota a exportação como único modo de entrada em mercados internacionais, e verificar se o perfil encontrado é suficiente para explicar o atual estágio de internacionalização da empresa estudada. Ainda há poucas pesquisas sobre a influência das ações de empreendedores internacionais envolvendo empresas brasileiras. Por isso, este trabalho promove a reflexão sobre o tema e gera subsídios para estudos futuros.
Keywords: internacionalização de empresas
empreendedorismo internacional
indústria brasileira de carne bovina
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
metadata.dc.publisher.initials: Católica de Santos
metadata.dc.publisher.department: Organização e gestão
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Gestão de Negócios
Citation: JESUS, Marco Antonio Sampaio de. O processo de internacionalização da carne bovina brasileira sob a ótica do empreendedorismo internacional : estudo de caso com o idependência S.A.. 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/449
Issue Date: 17-Jun-2008
Appears in Collections:Mestrado em Gestão de Negócios

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marco Antonio Sampaio de Jesus.pdf796,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.