Please use this identifier to cite or link to this item: http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/441
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A qualidade de vida como fator de desenvolvimento econômico sustentável : o caso da Cidade de Santos
metadata.dc.creator: Filho, Elias Salim Haddad
metadata.dc.contributor.advisor1: Serralvo, Francisco Antonio
metadata.dc.description.resumo: Num contexto em que a degradação ambiental compromete a qualidade de vida das pessoas, é preciso refletir sobre as questões que podem reverter esse processo. Assim, este trabalho busca conhecer melhor os aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável, à qualidade de vida e ao planejamento urbano, e como eles se articulam no sentido de contribuir para a melhoria da vida na cidade, influenciando o processo de escolha do local onde morar. Além da discussão teórica que cerca o assunto, levantamos os indicadores de qualidade de vida da cidade de Santos, escolhida como referência para a base de estudo da amostra selecionada. Por meio do estudo de campo, identificamos a percepção que os moradores da cidade de São Paulo têm da cidade em que moram e da cidade de Santos, e se a qualidade de vida é fator que influi na decisão sobre o local onde se pretende morar. Finalizamos validando nossa premissa de que a qualidade de vida pode ser um fator de influência na escolha do local de moradia, complementando com um conjunto de propostas (baseada nos indicadores da OMS e do Instituto Pólis) que visam ampliar a capacidade de atratividade da cidade de Santos.
Keywords: Desenvolvimento sustentável
qualidade de vida
planejamento urbano
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ASPECTOS FISICO-AMBIENTAIS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
metadata.dc.publisher.initials: Católica de Santos
metadata.dc.publisher.department: Organização e gestão
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Gestão de Negócios
Citation: FILHO, Elias Salim Haddad. A qualidade de vida como fator de desenvolvimento econômico sustentável : o caso da Cidade de Santos. 2004. 169 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/441
Issue Date: 5-Jun-2004
Appears in Collections:Mestrado em Gestão de Negócios

Files in This Item:
File SizeFormat 
dissertacao mestrado - Elias Haddad.pdf914,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.