Please use this identifier to cite or link to this item: http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/440
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A comunicação como recurso estratégico para a gestão de pessoas na administração pública municipal : o caso do programa Santos Criança
metadata.dc.creator: Prado, Aline Saboya
metadata.dc.contributor.advisor1: Serralvo, Francisco Antonio
metadata.dc.description.resumo: A comunicação estratégica nas organizações representa um importante elo de ligação entre a missão, objetivos organizacionais e o envolvimento dos públicos de interesse. É a comunicação que proporciona espaços de interação e diálogo para a construção de relacionamentos, sentidos e significados compartilhados, resultando em comprometimento e participação. Na dimensão estratégica da comunicação, um dos principais públicos-alvo da organização é o público interno, do qual depende o cumprimento da missão de qualquer organização. As organizações públicas no Brasil vêm passando por processos de modernização e assumindo tecnologias gerenciais adotadas no setor privado. No entanto, a gestão de pessoas no setor público e a comunicação governamental não têm acompanhado as tendências do mercado. O objetivo desta dissertação é realizar um estudo sobre a comunicação organizacional como recurso estratégico para desenvolver a integração e a participação do público interno na administração pública e, na prática, analisar um programa da administração pública municipal da cidade de Santos Programa Santos Criança. A criação do Programa foi embasada pela última reforma administrativa do Executivo santista, que estabelece a articulação interna e a descentralização como conceitos fundamentais para a modernização administrativa. Os resultados da pesquisa demonstraram que a necessidade de interação e comunicação está explícita na opinião de todos os envolvidos no Programa, porém, as estratégias dialógicas e comunicacionais não fazem parte do planejamento de programas e ações governamentais e a comunicação não é considerada, institucionalmente, uma estratégia para a efetivação do trabalho em rede e para a pretendida articulação interna.
Keywords: comunicação organizacional
comunicação estratégica
gestão de pessoas
administração pública.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
metadata.dc.publisher.initials: Católica de Santos
metadata.dc.publisher.department: Organização e gestão
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Gestão de Negócios
Citation: PRADO, Aline Saboya. A comunicação como recurso estratégico para a gestão de pessoas na administração pública municipal : o caso do programa Santos Criança. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/440
Issue Date: 20-Sep-2007
Appears in Collections:Mestrado em Gestão de Negócios

Files in This Item:
File SizeFormat 
Aline Saboya Prado.pdf668,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.