Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/186
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os desafios do professor de língua inglesa no ensino médio : entre a realidade educacional e as possibilidades pedagógicas oferecidas pelas tecnologias educacionais
metadata.dc.creator: Amaral, Daiane do
metadata.dc.contributor.advisor1: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
metadata.dc.contributor.referee1: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
metadata.dc.contributor.referee2: Duran, Marília Claret Geraes
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar a percepção dos professores de Língua Inglesa que atuam no ensino médio sobre as possibilidades pedagógicas proporcionadas pela tecnologia educacional nos ambientes virtuais de aprendizagem. Busca conhecer a visão dos professores que participaram de cursos de inglês a distância sobre o uso das ferramentas para a aprendizagem dos alunos de língua inglesa. A pesquisa tem como fundamento os pressupostos teóricos de Alava,Belloni, Kenski, Lévy, Moraes, entre outros pesquisadores, com vistas a uma discussão sobre aspectos pedagógicos proporcionados pelas ferramentas tecnológicas. Apóia-se em Libâneo, Ortiz, entre outros, para a discussão dos aspectos referentes à globalização e seus impactos no cenário educacional, especificamente em relação às tecnologias e ao ensino de língua inglesa como língua estrangeira. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, que utiliza como procedimento metodológico a entrevista semi-estruturada, realizada com quatro professores de língua inglesa que atuam no ensino médio, em escola pública. As entrevistas realizadas foram transcritas e, com base nos dados obtidos foram elaboradas as categorias de análise, centradas na questão das possibilidades pedagógicas oferecidas pelas tecnologias digitais. Os resultados mostraram que as tecnologias no campo educacional estão cada vez mais ganhando campo entre professores do ensino médio, que buscam os saberes tecnológicos para a melhoria de suas práticas.
Keywords: educação e tecnologia
ensino médio
interatividade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
metadata.dc.publisher.initials: Católica de Santos
metadata.dc.publisher.department: Educação e Formação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: AMARAL, Daiane do. Os desafios do professor de língua inglesa no ensino médio : entre a realidade educacional e as possibilidades pedagógicas oferecidas pelas tecnologias educacionais. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/186
Issue Date: 5-Dec-2007
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Daiane do Amaral.pdf414,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.